Texto elaborado pela bolsista Jady Berreta
No meio ambiente os insetos são utilizados como fonte de alimento para vários animais, como aranhas, morcegos, mamíferos roedores e aves insetívoras. Hoje em dia, a antropoentomofagia é cada vez mais considerada como uma alternativa alimentar para os seres humanos. Essa prática é realizada com o consumo de alguns insetos, extraídos da natureza ou criados em cativeiro. O consumo pode ser feito pela ingestão do próprio inseto adulto, de suas larvas, pupas ou algumas vezes de seus ovos.
Esta prática é pouco explorada no mundo, principalmente por boa parte da população ter aversão ou medo dos insetos, porém já foram comprovadas suas qualidades nutricionais que chegam a ser maiores que as carnes (bovinas, suínas, de frango e peixe) que estão presentes na alimentação diária (Figura 1). Os insetos são fonte de proteínas e minerais importantes para o nosso organismo e melhor ainda, são mais baratos para produção, pois não requerem muito espaço e nem muito consumo de água quando comparados às outras fontes de proteínas animais.
Além de diminuir alguns danos causados pela produção de carne bovina, por exemplo, a entomofagia poderá também incentivar a conservação da biodiversidade, mas claro que ainda há um longo caminho pela frente para aprimorar as tecnologias de produção de insetos e torná-los mais aceitáveis, como a produção de farinhas enriquecidas, chocolates com insetos, dentre outras opções (Figura 2).
Referências:
Entomofagia, o consumo de insetos por seres humanos, artigo de Roberto Naime, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 5/12/2019. Disponível em em:<https://www.ecodebate.com.br/2019/12/05/entomofagia-o-consumo-de-insetos-por-seres-humanos-artigo-de-roberto-naime/>. Acesso em: 09 de Abril de 2019.
ROMEIRO,T.T.; OLIVEIRA,I.D.; CARVALHO, E.F. Insetos como alternativa alimentar: artigo de revisão. Contextos da Alimentação – Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade Vol. 4 no 1 – setembro de 2015. Disponível em:< http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wp-content/uploads/2015/10/54_CA_artigo_ed_Vol_4_n_1_15_2.pdf>. Acesso em: 09 de Abril de 2019.
CHEUNG,T.L.; MORAES, M.S. Inovação no setor de alimentos: insetos para consumo humano. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 17, n. 3, p. 503-515, jul./set. 2016. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/inter/v17n3/1518-7012-inter-17-03-0503.pdf>. Acesso em: 09 de Abril de 2019.
Kommentare