top of page
Buscar
Foto do escritorvansuzuki9

Você já pensou em comer pão recheado com insetos no café da manhã?

Texto elaborado pela bolsista Jady Berreta


No meio ambiente os insetos são utilizados como fonte de alimento para vários animais, como aranhas, morcegos, mamíferos roedores e aves insetívoras. Hoje em dia, a antropoentomofagia é cada vez mais considerada como uma alternativa alimentar para os seres humanos. Essa prática é realizada com o consumo de alguns insetos, extraídos da natureza ou criados em cativeiro. O consumo pode ser feito pela ingestão do próprio inseto adulto, de suas larvas, pupas ou algumas vezes de seus ovos.

Esta prática é pouco explorada no mundo, principalmente por boa parte da população ter aversão ou medo dos insetos, porém já foram comprovadas suas qualidades nutricionais que chegam a ser maiores que as carnes (bovinas, suínas, de frango e peixe) que estão presentes na alimentação diária (Figura 1). Os insetos são fonte de proteínas e minerais importantes para o nosso organismo e melhor ainda, são mais baratos para produção, pois não requerem muito espaço e nem muito consumo de água quando comparados às outras fontes de proteínas animais.



Além de diminuir alguns danos causados pela produção de carne bovina, por exemplo, a entomofagia poderá também incentivar a conservação da biodiversidade, mas claro que ainda há um longo caminho pela frente para aprimorar as tecnologias de produção de insetos e torná-los mais aceitáveis, como a produção de farinhas enriquecidas, chocolates com insetos, dentre outras opções (Figura 2).



Referências:

Entomofagia, o consumo de insetos por seres humanos, artigo de Roberto Naime, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 5/12/2019. Disponível em em:<https://www.ecodebate.com.br/2019/12/05/entomofagia-o-consumo-de-insetos-por-seres-humanos-artigo-de-roberto-naime/>. Acesso em: 09 de Abril de 2019.

ROMEIRO,T.T.; OLIVEIRA,I.D.; CARVALHO, E.F. Insetos como alternativa alimentar: artigo de revisão. Contextos da Alimentação – Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade Vol. 4 no 1 – setembro de 2015. Disponível em:< http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wp-content/uploads/2015/10/54_CA_artigo_ed_Vol_4_n_1_15_2.pdf>. Acesso em: 09 de Abril de 2019.

CHEUNG,T.L.; MORAES, M.S. Inovação no setor de alimentos: insetos para consumo humano. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 17, n. 3, p. 503-515, jul./set. 2016. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/inter/v17n3/1518-7012-inter-17-03-0503.pdf>. Acesso em: 09 de Abril de 2019.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page