Texto elaborado pela bolsista Jady Berreta.
Ao longo da história da humanidade conhecemos e estudamos várias construções incríveis feitas pelo homem, mas você sabia que os insetos também são grandes engenheiros da natureza e são inspirações para algumas construções?
As complexas criações feitas nos ninhos pelos insetos como, por exemplo, o favo das abelhas em forma de hexágono. Esse formato permite um encaixe melhor das células utilizando menos cera para sua produção e um aproveitamento melhor do espaço da colméia, além de proporcionar maior estabilidade. Esse arranjo é usado de inspiração nas construções de aviões, na indústria automobilística (Figura 1) e em outras áreas também (Figura 2).
Figura 1: Prateleira em formato de favos de mel para guardar objetos nos carros. Fonte: http://www.blogtaniamuller.com.br/colemia-de-abelhas-e-inspiracao-para-engenheiros-da-ford/
Figura 2: Painel de isolamento acústico em formato de colméia. Fonte: https://img.nauticexpo.com/pt/images_ne/photo-g/28043-9075649.jpg
Outro inseto que é tido como inspiração são os cupins, que chamam atenção por dois principais motivos. O primeiro é a sustentabilidade nas suas construções utilizando saliva, excremento e grãos de areia (Figura 3). Esses três materiais juntos formam uma massa suficiente para construir e moldar todo o cupinzeiro e ficar bem resistente, pois suas fezes contêm açúcares não degradados que funcionam como uma supercola (CONSTRUCAOCIVILPET, 2012).
Figura 3: Cupinzeiros em uma área de caatinga. Fonte: https://cdn-0.hypescience.com/wp-content/uploads/2018/11/termite-hill-695209_1920.jpg
O segundo motivo é o sistema de ventilação próprio que permite a circulação, impede que o ar quente fique preso na parte subterrânea e acontece de uma forma totalmente “automatizada”.
Geralmente, o cupinzeiro é cheio de pequenos canais e um canal central grande (Figura 4). Durante o dia o ar que passa pelos canais menores aquece bem mais rápido do que o ar no canal central e com isso o ar quente sobe e o ar frio do canal central desce. Já de noite é o inverso, o ar dos canais menores esfria mais rápido e, com essa mudança, o ar rico em gás carbônico que estava no canal central sai para a parte externa (Emily DeMarco,2015).
Figura 4: Ventilação nos cupinzeiros. As setas indicam a entrada e a saída das correntes de ar. Fonte: http://termitenestssorakaka.blogspot.com/2017/09/termite-mound-diagram.html
Assim engenheiros estão em busca de construir instalações com os mesmos princípios dos cupinzeiros, sendo auto-sustentáveis e com esse sistema de ventilação para que não necessitem de certos serviços mecânicos como de aquecimento ou resfriamento. Utilizando assim menos energia elétrica.
Uma construção já criada com inspiração no sistema de ventilação dos cupinzeiros é o famoso Eastgate Center (Figura 5 e 6), um shopping localizado no centro de Harare, Zimbábue e criado pelo arquiteto Mick Pearce. O prédio é cheio de buracos por todo seu revestimento, um exemplo de ventilação passiva (Figura 7), de dia a parede do prédio absorve o ar quente chegando ao seu meio mais frio e de noite o ar quente absorvido aquece o interior deixando um ambiente mais agradável (Michelle Douglass, 2015).
Figuras 5, 6 e 7 - Imagens do shopping Eastgate Center no Zimbábue e o sistema de ventilação do Eastgate Center baseado na estrutura de um cupinzeiro.
Fontes: https://www.livinspaces.net/wp-content/uploads/2018/06/Eastgate-center_001_Mick-Pearce.jpg, https://grist.files.wordpress.com/2019/09/47474934_403.jpg?w=940 e https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a7/Natural_ventilation_high-rise_buildings.svg/300px-Natural_ventilation_high-rise_buildings.svg.png.
Referências:
CONSTRUCAOCIVILPET. Insetos arquitetos e suas incríveis construções. Civilização engenheira, 2012. Disponível em:< https://civilizacaoengenheira.wordpress.com>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
DeMarco, Emily. How termite mounds ‘breathe’. Science,2015. Disponível em:< https://www.sciencemag.org/news/2015/08/how-termite-mounds-breathe>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
CUPINZEIROS INSPIRAM CONSTRUÇÃO DE RESIDÊNCIA AUTO-SUSTENTÁVEL. Inovação Tecnológica, 2004. Disponível em:< https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170040924&id=010170040924>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
DOUGLASS, Michelle. Nove edifícios incríveis inspirados pela natureza. BBC, 2015. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150921_vert_earth_arquitetura_natureza_ml>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
コメント