Texto elaborado pelo bolsista Wesley dos Santos Mateus.
Você com certeza já viu em sua casa algum inseto, afinal, esses pequeninos são resistentes e conseguem se estabelecer em quase todos os lugares do mundo. Os centros urbanos dispõem de tudo que esses bichinhos precisam pra viver e se multiplicar: abrigo, água, alimento e quase sempre ausência de predadores.
Baratas, pernilongos, moscas e formigas são alguns dos insetos que você pode encontrar apenas dando uma volta pela sua casa.
Quando falamos de formiga, você vai lembrar de tê-las visto sob uma sobremesa, ou louça suja, ou simplesmente em uma carreira nas paredes ou no chão e certamente não deu muita importância. De todas as pragas urbanas, a formiga é a mais “aceitável”, afinal, é preferível ver uma formiga do que uma barata, não é mesmo?!
Mas não deveria ser assim, as formigas são pequenas (algumas medindo menos de um milímetro) mas podem ser consideradas importantes agentes transmissores (Figura 1).
Figura 1 – Formigas construindo formigueiro em uma calçada de Ituiutaba-MG. Fonte: Wesley dos Santos Mateus.
Estes insetos em seu processo de forrageamento, ou seja, na busca por alimentos, entram em contato com a sujeira, tendo em vista seu tamanho, as formigas podem entrar em qualquer lugar, do lixo doméstico ao hospitalar, do esgoto ao aterro sanitário.
As formigas nunca estão sozinhas, isso porquê deixam sempre uma trilha de feromônio que é seguida pelas demais, por isso quando uma formiga encontra algum alimento, rapidamente outras centenas de formigas irão chegar (Figura 2).
Figura 2 – Formigas em trilha, enquanto forrageiam deixam um rastro de feromônio que é seguido pelas outras. Fonte: https://veja.abril.com.br/ciencia/genoma-de-formiga-e-sequenciado-pela-primeira-vez/
No ambiente urbano, as formigas constroem seus formigueiros e estabelecem colônias em todos os lugares possíveis, de calçadas (Figura 1) a paredes, se infiltrando pelo piso, fissuras ou buracos (Figura 3).
Figura 3 – Formigas se infiltrando no piso através de uma fissura entre os azulejos. Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2018/09/veneno-formiga-1.jpg
Devemos, portanto, estar sempre atentos às formigas, manter o ambiente limpo, principalmente os que tem comida, como cozinhas e despensas e em caso de infestações graves entrar em contato com especialistas em dedetização de pragas.
Não é recomendado comer qualquer alimento que esteve em contato com formigas! Ao contrário do que o ditado popular diz, formigas não fazem bem para a vista!
Referencias
IVANA SILVA. As Formigas. FIOCRUZ. 2004. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/formiga.htm Acesso em junho de 2020.
ANDRÉ BIERNATH. Pragas Urbanas: como evitar as principais e controlar infestações. Veja SAUDE. Publicado em 2019. Atualizado em 2020. Disponível em:https://saude.abril.com.br/medicina/pragas-urbanas-quem-sao-como-evitar-e-o-que-fazer-para-se-livrar-delas/ Acesso em junho de 2020
Komentar