Texto elaborado pelo bolsista Wesley dos Santos Mateus
Você muito provavelmente já ouviu falar ou leu sobre o método de controle biológico. É um assunto em voga na atualidade, e principalmente agora com o desaparecimento progressivo de algumas espécies de insetos por conta dos defensivos agrícolas químicos.
Mas o que é o controle biológico? Como funciona?
O controle biológico para pragas é bem simples, mas muito eficaz. Esse método consiste na utilização de inimigos naturais nas lavouras para impedir que algumas pragas destruam a produção. Esses inimigos naturais são criados em laboratório e depois soltos na plantação para fazer o controle natural de pragas.
Por exemplo, adultos de Cotesia flavipes (vespas parasitóides) são liberados em canaviais para o controle de lagartas da broca-da-cana (Diatraea saccharalis) que causam danos à produção de cana-de-açúcar (Figura 1). Essas vespinhas colocam seus ovos diretamente nas lagartas brocadoras, depois que eclodem as larvas da vespa se alimentam de sua hospedeira, que morre antes de virar mariposa.
Esses controles são registrados como “produtos biológicos” e vendidos como um produto conhecido por Cotesia Biocontrol.
Figura 1 – Liberação dos adultos de Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae) nos canaviais para o controle natural de pragas (A) e a vespinha atacando uma lagarta (B). Fonte: https://www.mfrural.com.br/detalhe/260822/cotesia-flavipes, https://revistapesquisa.fapesp.br/2012/05/11/inseto-contra-inseto/
Mas insetos não são os únicos biocontroladores naturais, existem ainda os fungos e até os vírus!
Por exemplo, no controle biológico de lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda (Figura 2), que come plantações de milho, é utilizado o entomopatógeno baculovírus. Esse grupo é o mais estudado dentro dos entomopatógenos, sendo que são conhecidos mais de 20 grupos de vírus patogênicos a insetos (MARTIGNOMI; IWAI, 1986). O baculovírus tem uma taxa de infecção alta e causa morte celular e liquefação dos tecidos da lagarta (FEDERICI, 1997, 1999).
Figura 2 - A lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda. Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/22266550/pesquisa-cria-primeiro-inseticida-a-base-de-virus-contra-lagarta-do-cartucho
Os biocontroladores são, portanto, uma alternativa mais natural e saudável para o produtor, para o produto e para seu consumidor, uma vez abrem mão dos químicos contaminantes, como Clorotalonil, Glifosato e Atrazina, que causam danos a nossa saúde a ao meio ambiente devido à sua toxicidade.
Você pode verificar a lista de biocontroladores pelo site AGROFIT do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos links abaixo. Este site é um banco de dados do governo com informações sobre agrotóxicos, combate de pragas e alternativas fitossanitárias disponível na pagina do MAPA para consulta pública.
Você pode consultar também a Embrapa:
Referências
THAIS FAGUNDES. Controle Biológico de Pragas Agrícolas: Como utilizar esse método. Site Lavoura 10. 2019. Disponível em: <https://blog.aegro.com.br/controle-biologico-pragas-agricolas/> Acesso em abril de 2020.
CIRCULAR TECNICA114. EMBRAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Minas Gerais, 2009. Pág. 2-11. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767891/controle-biologico-da-lagarta-do-cartucho-com-baculovirus.pdf/2e536084-d40f-4e6f-8145-b6880c1487a5 Acesso em: abril de 2020.
DINARDO-MIRANDA, Leila Luci et al. Dispersal of Cotesia flavipes in sugarcane field and implications for parasitoid releases. Bragantia, Campinas, v. 73, n. 2, p. 163-170. Junho de 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/brag.2014.023>. Acesso em: abril de 2020.
HENRIQUE CORTEZ. Herbicida atrazina é associado à inflamação da próstata e atraso de puberdade. Redação. Site EcoDebate, 2010. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2010/08/26/herbicida-atrazina-e-associado-a-inflamacao-da-prostata-e-atrasos-da-puberdade/> Acesso em: abril de 2020.
FEDERICI, B. A. Baculovirus pathogenesis. In: MILLER, L. K. (Ed.). The baculoviruses. New York: Plenum Press, 1997. p. 33-59.
MARTIGNONI, M. E.; IWAI, P. J. A catalogue of viral diseases of insects, mites, and ticks. 4 ed. Portland: USDA, 1986. 51 p. (USDA. Forest Service, Pacific Northwest Research Station General Technical Report. PNW-195).
Comments